PUBLICIDADE

Europa

Religioso do Vaticano agia como banqueiro privado, diz documento

21 jul 2013 - 12h28
(atualizado às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma autoridade do Vaticano, presa no mês passado, usou a sua influência para oferecer serviços financeiros privados e ilegais a amigos ricos, afirmam investigadores italianos num documento judicial.

Ele afirmam que o monsenhor Nunzio Scarano, correntista do banco do Vaticano e alvo de duas investigações na Itália, participou de "atividades ilegais, totalmente privadas, que tiveram como objetivo também beneficiar terceiros".

Scarano foi preso em Roma no dia 28 de junho e acusado de participar de um plano para trazer de forma ilegal 20 milhões de euros da Suíça para a Itália.

A Reuters obteve o documento de 28 páginas no qual juízes de Roma pediram a prisão do religioso.

O advogado de Scarano negou as acusações. "Eles não têm nenhuma evidência para provar isso", declarou no domingo. "Essas são apenas suspeitas", completou.

O papa Francisco, que já havia montado uma comissão para reforma do banco do Vaticano, anunciou que estava formando uma outra comissão de especialistas para assessorá-lo nas reformas dos departamentos administrativo e econômico da Santa Sé.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade