PUBLICIDADE

Europa

Relatório da ONU pede respeito às minorias na Ucrânia

Alta comissária da ONU disse que o governo ucraniano deve dar prioridade ao respeito e que impeça violência no país

15 abr 2014 - 11h18
(atualizado às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Alta Comissária, Navi Pillay, entrega relatório da ONU que pede Ucrânia para não incitar violência</p>
Alta Comissária, Navi Pillay, entrega relatório da ONU que pede Ucrânia para não incitar violência
Foto: Reuters

Um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, divulgado nesta terça-feira em Genebra, pediu às novas autoridades da Ucrânia que impeçam a incitação ao ódio e respeitem as minorias.

"É indispensável que o governo dê prioridade ao respeito da diversidade, à participação de todos - incluindo as minorias - na vida política", afirma a Alta Comissária Navi Pillay após este relatório.

Diante da situação tensa no leste da Ucrânia, onde uma minoria russa reside, "é importante que sejam tomadas medidas imediatamente para restabelecer a confiança entre o governo e o povo, e entre as diferentes comunidades, e todos sejam tranquilizados na Ucrânia", afirma o relatório.

Pede, sobretudo, ao novo governo ucraniano que "impeça as manipulações midiáticas fornecendo a tempo informações exatas" e "lute contra a intolerância e o extremismo".

Além disso, o relatório pede às autoridades da Crimeia que "resolvam os casos de pessoas desaparecidas, tomem medidas para proteger os direitos das pessoas pela mudança do marco institucional e legal, incluindo a cidadania, (e) assegure a proteção dos direitos das minorias e dos povos locais", em referência aos tártaros.

A ONU não reconheceu o referendo de 16 de março sobre a incorporação da Crimeia à Rússia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade