PUBLICIDADE

Europa

Reino Unido: mulher recebe indenização recorde após divórcio

Jamie Cooper Hohn foi casada por 17 anos com o gestor de fundo de pensões Chris Hohn e ganhará US$ 529 milhões

28 nov 2014 - 12h18
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jamie Cooper-Hohn conheceu o marido na Universidade de Harvard e tinha a reputação de viver sem grande ostentação</p>
Jamie Cooper-Hohn conheceu o marido na Universidade de Harvard e tinha a reputação de viver sem grande ostentação
Foto: Peter Nicholls / Reuters

A ex-esposa de um milionário britânico receberá uma indenização de divórcio de 337 milhões de libras (529 milhões de dólares), a maior concedida na história por um tribunal britânico, informa a imprensa inglesa.

Jamie Cooper-Hohn, 49 anos, nascida nos Estados Unidos, foi casada por 17 anos com o gestor de fundo de pensões Chris Hohn, de 48, até o divórcio em 2012.

Ela exigia metade da fortuna do ex-marido, avaliada em 700 milhões de libras, mas o marido havia oferecido 25% e o caso chegou aos tribunais.

Um juiz da Alta Corte de Londres estabeleceu na quinta-feira que Jamie deveria receber, efetivamente, metade da quantia: 337 milhões de libras (529 milhões de dólares, 425 milhões de euros).

O casal, que se conheceu na Universidade de Harvard e tem quatro filhos, tinha a reputação de viver sem grande ostentação, de ser generoso e ter doado para obras caritativas até um bilhão de libras.

A indenização de Jamie Cooper-Hohn supera a recebida em 2011 por Galina Besharova, a ex-esposa do magnate russo Boris Berezovski, avaliada em 220 milhões de libras.

Os tribunais ingleses partem do princípio que os bens matrimoniais devem ser divididos em partes iguais, para benefício do cônjuge mais desfavorecido, geralmente a esposa.

A jurisprudência contrasta com muitos outros países da Europa e representa compensações que não são observadas em nenhum lugar, o que transformou Londres na capital europeia do divórcio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade