PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido envia primeiro embaixador à Somália desde 1991

2 fev 2012 - 14h29
Compartilhar

A Grã-Bretanha apontou nesta quinta-feira o primeiro embaixador para a Somália em 21 anos, durante uma visita do ministro das Relações Exteriores, William Hague, à capital do país, situado no Chifre da África.

Foi a primeira visita a Mogadíscio de um ministro das Relações Exteriores britânico desde 1992. A viagem de Hague antecede a conferência em Londres este mês para discutir medidas para enfrentar a instabilidade na Somália e a pirataria em alto-mar.

O novo enviado inglês à Somália, Matt Baugh, continuará sediado na capital queniana, Nairóbi, até as condições de segurança permitirem a abertura de uma embaixada em Mogadíscio.

A Somália entrou em um período de caos após o ditador Mohamed Siad Barre ser derrubado em 1991. O governo de transição, apoiado pelo Ocidente, vem travando nos últimos cinco anos batalhas contra insurgentes do grupo al Shabaab, ligado à rede Al Qaeda.

No momento, há seis missões diplomáticas em Mogadíscio, representando o Djibuti, Etiópia, Líbia, Sudão, Turquia e Iêmen. O enviado especial da ONU para a Somália também se mudou para a capital somali, no mês passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade