PUBLICIDADE

Europa

Regime sírio nega qualquer envolvimento com atentado na Turquia

12 mai 2013 - 07h04
(atualizado às 08h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro sírio de Informação, Omran al Zubi, negou neste domingo qualquer envolvimento de seu Governo no atentado de sábado na cidade turca de Reyhanli, que deixou pelo menos 45 mortos e mais de uma centena de feridos e do qual a Turquia acusou Damasco.

"Ninguém tem direito na Turquia a divulgar acusações falsas contra a Síria", afirmou Zubi durante uma conferência na Biblioteca Al Assad, segundo a televisão oficial.

Na opinião do ministro, "o ocorrido ontem na Turquia é responsabilidade de seu Governo, e o (primeiro-ministro turco) Recep Tayyip Erdogan deve renunciar, porque não tem direito a construir sua glória com o sangue de turcos e sírios".

Zubi assegurou que o Governo de Ancara transformou as zonas de fronteiras em "centro de terrorismo internacional" ao facilitar a chegada de armas, explosivos, veículos, dinheiro e combatentes à Síria.

"Por isso, o Governo turco e o primeiro-ministro devem assumir sua responsabilidade direta, tanto política como moral, para em relação ao povo turco, sírio e aos outros povos da região", disse o ministro.

Trata-se da primeira reação de um responsável do Governo sírio ao ataque.

Foto: Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade