PUBLICIDADE

Europa

Refugiado tem parada cardíaca e jornalistas prestam socorro

Jornalista que estava presente conta que a polícia croata apenas assistiu à cena e não prestou nenhuma ajuda

18 set 2015 - 15h52
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Jornalistas tiveram que fazer uma reanimação cardiorrespiratória (CPR) em um refugiado, na fronteira da Croácia, enquanto os policiais, apenas a alguns metros de distância, assistiam. As informações são do The Independent

O homem, identificado como Mohammed Jaffa, vinha da cidade de Herat, no Afeganistão, e estava entre as milhares de pessoas que ficaram presas em Tovarnik, na fronteira com a Sérvia, enquanto esperavam um trem, rumo ao norte de Zagreb, que nunca chegou.

Siga Terra Notícias no Twitter

Os migrantes ficaram por horas em um campo, sob um calor de 35ºC. A polícia permitiu que algumas mulheres e crianças ultrapassem a barreira de proteção, porém, na tentativa de escaparem, milhares de pessoas também forçaram a passagem e a barreira foi rompida.

Durante o caos, Mohammed Jaffa caiu e teve um ataque cardíaco. Imagens mostram jornalistas fazendo a reanimação, em tentativas desesperadas de salvá-lo, enquanto sua esposa sentava do lado dele chorando.  

Jonathan Miller, correspondente internacional do Channel 4 News, foi um dos vários repórteres britânicos que testemunharam a cena.

“Este homem teve um ataque cardíaco na nossa frente. Jornalistas tentaram fazer CPR por 30 minutos. Polícia assistiu", escreveu no tweet.

O jornalista ainda conta que não havia médicos e Jaffa parou de respirar diversas vezes. Os profissionais precisaram correr atrás de uma ambulância e enfatizaram que "a polícia croata assistiu".

Um vídeo postado pelo The Mirror mostra Jaffa sendo atendido posteriormente por paramédicos. Sua esposa o acompanhou até o hospital, porém foi conduzida em um carro da polícia.

O sobrinho de Jaffa, Hassan, contou ao jornal que os familiares tentaram alertar a polícia que o tio estava desmaiando por causa do calor e tendo dificuldades para respirar.

 “Eu disse que ele era doente e velho, mas eles não fizeram nada”, conta. “Então, quando todos saíram correndo, ele foi empurrado em direção à polícia, que deu um soco nele. Seus olhos reviraram e ele teve um colapso por causa de um ataque do coração e eles não fizeram nada.”

“Ele estava morrendo perante nossos olhos até que pessoas pararam para ajuda-lo e a polícia não fez nada. Eles não têm coração ou alma, isso não é humano”, finaliza.

Miller escrever em seu Twitter que Jaffa sobreviveu ao ataque cardíaco após médicos utilizarem o desfibrilador.

Migrantes e refugiados tentam chegar até a Croácia pela Sérvia desde que a Hungria fechou suas fronteiras.

Leis húngaras se tornaram mais rígidas e ameaçam prender migrantes que tentarem entrar no país de forma ilegal. Há também uma ordem para a polícia utilizar gás lacrimogênio e jatos de águas na tentativa de conte-los. O país também está construindo uma grade cerca ao longo de sua fronteira para prevenir a entrada de refugiados.

O ministro ode Interior croata, Ranko Ostojic, alertou que o país fecharia suas fronteiras com a Sérvia se o fluxo continuasse, enquanto a Eslovênia aumentou o patrulhamento em sua borda para prevenir que ela seja usada como passagem para a Croácia e Áustria. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade