PUBLICIDADE

Europa

Realizado em Atenas primeiro casamento gay da Grécia

25 jan 2016 - 14h52
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de Atenas, Yorgos Kaminis, assinou nesta segunda-feira a primeira ata de união civil de um casal do mesmo sexo, um mês depois de ser aprovada a legislação que equiparou os direitos dos casais de fato homossexuais aos dos heterossexuais.

O casal, um médico e um professor, formalizou sua união na Prefeitura da capital.

"Sendo o primeiro dia em que esta lei é implementada, hoje é um dia muito importante para os direitos civis na Grécia e para adaptar o país à realidade internacional", afirmou Kaminis durante o ato.

A Grécia é um dos últimos países da União Europeia (UE) a legalizar as uniões civis entre casais do mesmo sexo, um termo jurídico que dá direitos e obrigações similares aos do casamento excluindo alguns como, por exemplo, a adoção.

Esta lei foi adiante envolvida em uma grande controvérsia, tendo em vista a posição contrária da Igreja Ortodoxa, com grande influência na sociedade e no funcionamento do Estado na Grécia.

A pressão para que o país avançasse em matéria de direitos civis aumentou em 2013 quando a Corte Europeia de Direitos Humanos tachou de discriminatória a exclusão dos casais homossexuais de uma legislação que outorgava direitos fiscais e de decisão sobre seus companheiros aos casais heterossexuais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade