PUBLICIDADE

Europa

Rajoy quer incorporar Andaluzia em conversas com Reino Unido e Gibraltar

9 ago 2013 - 10h37
(atualizado às 10h39)
Compartilhar

O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, disse nesta sexta-feira que é a favor de um "diálogo" entre quatro partes - Espanha, Reino Unido, Andaluzia e Gibraltar - para superar a atual tensão, mas também insistiu que tomará medidas "legais, e proporcionais" para defender os interesses de seu país.

Depois de se reunir com o rei Juan Carlos no escritório de verão, Rajoy justificou a presença de andaluzes e gibraltarinos, que são as autoridades locais e têm competências em questões como a pesca e meio ambiente, os dois temas centrais da tensão entre a Espanha e Gibraltar.

Sobre os exercícios militares de navios britânicos nas águas do Estreito programados para os próximos dias, o presidente do governo espanhol afirmou que eles já estavam programados há muito tempo e, devido às "boas" relações entre Madri e Londres, "estão mantidos".

O pronunciamento de Rajoy acontece após alguns incidentes envolvendo Espanha e Gibraltar, que ameaçam as relações entre Reino Unido e os espanhóis e que levaram inclusive a uma conversa entre Rajoy e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para diminuir a tensão.

Os incidentes começaram depois que as autoridades de Gibraltar decidiram construir um recife artificial com blocos de concreto, o que incomodou os pescadores espanhóis da região. Em contrapartida, a Espanha resolveu endurecer os controles no acesso ao seu território na fronteira com Gibraltar, o que gerou longas filas e reclamações do governo britânico.

Rajoy garantiu hoje à imprensa que a Espanha se reserva ao direito de adotar medidas para a defesa de seus interesses e que, em qualquer caso, serão "legais, proporcionais, aleatórias e não discriminatórias".

O presidente do Executivo espanhol lembrou que no ano passado falou com Cameron sobre a necessidade de debater questões como a pesca e a defesa do meio ambiente, mas não aconteceram negociações e, por outro lado, o ministro principal de Gibraltar, Fabian Picardo, "tomou suas próprias decisões", como o lançamento dos blocos de concreto na baía.

Outra medida de caráter "unilateral" foi o rompimento do acordo de pesca que estava em vigor desde 1999.

Após conversar na quarta-feira passada por telefone com seu colega britânico, Rajoy acredita que deve acontecer um diálogo em quatro partes.

"Pode acontecer", disse Rajoy.

Sobre as manobras dos navios da Marinha britânica em Gibraltar, Rajoy afirmou que são exercícios navais que já estavam programados desde 4 de junho, antes do início das tensões com Gibraltar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade