PUBLICIDADE

Europa

Rajoy anuncia negociações com outros partidos para formar governo na Espanha

21 dez 2015 - 18h18
Compartilhar
Exibir comentários

O líder do Partido Popular (PP) e presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou nesta segunda-feira que iniciará uma rodada de contatos com outros partidos para tentar formar um novo governo que seja estável, após a grande fragmentação surgida depois das eleições de ontem.

As declarações foram dadas por Rajoy após uma reunião da direção do PP realizada hoje, na qual foram analisados os resultados do pleito. O partido ficou com 123 cadeiras, muito longe da maioria para formar governo, seguido do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), com 90, e do Podemos com 69.

Rajoy pediu "sentido de Estado e de responsabilidade" aos demais partidos para conseguir formar um governo estável, que dê uma "sensação de certeza tanto dentro como fora da Espanha".

A fragmentação do novo parlamento eleito ontem nas urnas não pode ser motivo de paralisia na avaliação de Rajoy, já que seria "enormemente negativo para os interesses" da Espanha.

A intenção de formar governo anunciada por Rajoy contrasta com o anúncio feito hoje pelo PSOE, que declaram que não apoiarão um novo governo do PP, tornando quase inviável um acordo que permita a reeleição do atual presidente do Governo.

Rajoy negou a possibilidade da convocação de novas eleições caso não consiga um pacto estável com outros partidos e disse se sentir apoiado pelo PP. Mesmo assim, o ex-presidente da Espanha José María Aznar, que participou da reunião de hoje, pediu a realização de um congresso do PP devido ao resultado ruim no pleito.

O presidente do Governo anunciou que tentará a reeleição como chefe do partido no congresso, que deve ocorrer assim que as questões levantadas pelas eleições de ontem sejam resolvidas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade