PUBLICIDADE

Europa

Queda de avião de treinamento da Otan mata 8 franceses e 2 gregos na Espanha

26 jan 2015 - 21h11
Compartilhar

Oito franceses e dois gregos morreram e 21 pessoas ficaram feridas quando um avião de combate grego caiu durante treinamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Espanha nesta segunda-feira, disse o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

A aeronave F-16 caiu às 15h20 (horário local) logo depois de decolar do centro de treinamento em Albacete, 260 quilômetros a sudeste da capital espanhola, Madri.

"Há várias pessoas feridas... 10 franceses, 11 italianos", disse Rajoy em entrevista ao canal Telecinco.

O jato francês estava realizando um exercício de treinamento na base espanhola, mas algo deu errado na decolagem.

"O avião perdeu o controle, caindo na área de estacionamento de aviões sobre várias aeronaves estacionadas lá", disse o Ministério da Defesa em comunicado.

Dois pilotos a bordo estavam entre os mortos e outros pilotos e mecânicos estavam embaixo do avião na área de estacionamento, de acordo com relatos da mídia espanhola.

Os jatos franceses Mirage e italianos Alpha Jet estavam estacionados quando o avião caiu, disse o Ministério da Defesa.

Cinco dos feridos foram levados para uma unidade especializada em queimaduras no Hospital La Paz, em Madri, enquanto outros foram tratados num hospital em Albacete.

"Estou profundamente triste", disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em comunicado.

"Esta é uma tragédia que afeta toda a família da Otan. Quero expressar meus sinceros pêsames aos entes queridos e às nações daqueles que perderam suas vidas, e eu desejo uma rápida recuperação aos feridos."

(Reportagem de Inmaculada Sanz, Emma Pinedo e Sarah Morris, em Madri; de Adrian Croft, em Bruxelas; e de Nicholas Vinocur, em Paris)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade