7 eventos ao vivo

Queda de avião: corpos de mortos são levados para Moscou

10 abr 2010
10h10
atualizado às 14h14

Os corpos das vítimas da tragédia aérea deste sábado na Rússia, entre elas o presidente polonês Lech Kaczynski, serão levadas a Moscou para serem identificados, afirmou o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

O avião com o presidente polonês, Lech Kaczynski, caiu na Rússia neste sábado
O avião com o presidente polonês, Lech Kaczynski, caiu na Rússia neste sábado
Foto: Reuters

Noventa e seis ocupantes do avião, um Tupolev-54, morreram, entre eles o presidente do Banco Central polonês, Slawomir Skrzypek, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Franciszek Gagor, e os principais comandantes do exército polonês.

O acidente
Lech Kaczynski, presidente da Polônia, morreu no sábado (10) quando o avião que o transportava se acidentou próximo de um aeroporto na Rússia. O acidente aconteceu pouco antes das 11h de Moscou (4h em Brasília).A aeronave, um Tupolev-154, viajava de Varsóvia para a cidade russa de Smolensk, a 420 km da capital Moscou, onde as autoridades polonesas participariam de uma cerimônia para lembrar os 70 anos de um massacre de mais de 20 mil prisioneiros de guerra por forças russas na floresta de Katyn durante a Segunda Guerra Mundial.

O chefe de Estado viajava com a primeira-dama, Maria, e altos oficiais do seu gabinete, incluindo o presidente do Banco Central. Uma das caixas-pretas do avião foi encontrada no local da tragédia, informou um funcionário do governo regional à agência Interfax.

A morte de Kaczysnki repercutiu entre outras personalidades da política mundial, como o presidente dos EUA, Barack Obama, o rei Juan Carlos, da Espanha, e o papa Bento XVI.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade