PUBLICIDADE

Europa

Putin se diz disposto a proibir adoção por casais gays

4 jun 2013 - 11h43
(atualizado às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente russo, Vladimir Putin, concede entrevista coletiva televisionada
O presidente russo, Vladimir Putin, concede entrevista coletiva televisionada
Foto: AFP

O presidente Vladimir Putin afirmou nesta terça-feira que, se o Parlamento aprovar, não hesitará em promulgar uma lei que proíba a adoção de crianças russas por casais estrangeiros formados por pessoas do mesmo sexo.

"No que diz respeito às restrições para que casais homossexuais adotem crianças russas, não tenho um projeto de lei, não vi, mas se o Parlamento votar uma lei deste tipo, eu a assinarei", declarou.

A vice-primeira-ministra Olga Golodets anunciou no sábado a aprovação em breve de uma série de emendas especificando que os casais estrangeiros que desejarem adotar crianças russas terão que ser heterossexuais.

Ao mesmo tempo, Putin negou que os homossexuais russos sofram discriminação.

"Pessoas com todo tipo de preferências trabalham, fazem carreira e as reconhecemos (...) nas áreas em que atuam. Considero que não há problemas deste tipo", afirmou, antes de declarar que tanto os homossexuais como os heterossexuais deveriam ser mais tolerantes uns com os outros.

"Se existisse menos hostilidade seria melhor para todos", destacou.

A Rússia despenalizou a homossexualidade em 1993 e oficialmente a eliminou da lista de transtornos psiquiátricos em 1999.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade