PUBLICIDADE

Europa

Putin, Hollande e Merkel pedem um cessar-fogo na Ucrânia

Anúncio foi feito paralelamente ao encontro entre emissários de Kiev e dos separatistas

31 jan 2015 - 16h15
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Líderes "expressaram a esperança de que a questão de um cessar-fogo e a retirada das armas pesadas ocupe um lugar central na agenda" das conversações de paz
Líderes "expressaram a esperança de que a questão de um cessar-fogo e a retirada das armas pesadas ocupe um lugar central na agenda" das conversações de paz
Foto: Arte Terra

O presidente russo, Vladimir Putin, o colega francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, celebraram uma teleconferência neste sábado, durante a qual concordaram ser necessário que as partes envolvidas no conflito na Ucrânia pactuem um cessar-fogo, informou o Kremlin.

Os líderes "expressaram a esperança de que a questão de um cessar-fogo e a retirada das armas pesadas ocupe um lugar central na agenda" das conversações de paz convocadas em Minsk, destacou a Presidência russa em um comunicado.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Este anúncio foi feito paralelamente ao encontro entre emissários de Kiev e dos separatistas, na presença de representantes da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e da Rússia, iniciado por volta das 14h GMT (12h de Brasília) e concluída por volta das 18h GMT (16h de Brasília) em Minsk, capital bielo-russa.

UE promete novas sanções individuais por crise na Ucrânia :

As negociações não começaram na sexta-feira, conforme previsto inicialmente, pois Kiev reivindicava a participação de dirigentes das repúblicas auto-proclamadas de Donetsk e de Lougansk, Alexandre Zakhartchenko e Igor Plotnitski, e não de seus emissários.

Os separatistas pró-russos ameaçaram nesta sexta estender sua ofensiva no leste da Ucrânia em caso de fracasso nas negociações.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade