PUBLICIDADE

Europa

Putin ganha curiosa exposição como presente de aniversário

7 out 2015 - 12h32
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Hulk, Batman, Che Guevara, Don Quixote e Dalí são apenas alguns personagens - todos com o rosto do presidente da Rússia, Vladimir Putin - reunidos em Moscou por uma exposição em homenagem ao chefe do Kremlin, que nesta quarta-feira completa 63 anos.

Das paredes de duas salas de um estúdio fotográfico no coração da capital russa, o rosto de Putin observa os visitantes no corpo de Alexandre Magno, Júlio César, Bismark, De Gaulle, Papai Noel, Sherlock Holmes, Gandhi, Robin Hood, Buda ou um jogador que bate uma bola com o rosto do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Esta exposição é um presente a Vladimir Putin em seu aniversário de seus admiradores no mundo todo, que o pintaram tal como o veem, como um personagem de diversas culturas, épocas e nacionalidades", explicou à Agência Efe o responsável pela mostra, o sérvio Milos Kocic.

Professor de relações internacionais na Universidade de Belgrado e administrador de uma página de fãs de Putin no Facebook, este analista político sérvio já organizou outra exposição similar há um ano em Moscou, chamada "Os 12 trabalhos de Putin", em alusão ao mito grego de Hércules.

Foto: EFE

"Na Sérvia, Vladimir Putin é o político estrangeiro mais respeitado", garantiu.

Para a exposição deste ano, intitulada "O Universo de Putin", Kocic e outros admiradores do líder russo reuniram mais de cem trabalhos, dos quais selecionaram 28 para levá-los a Moscou e também a Londres.

O presidente russo celebra hoje seu aniversário em Sochi, o balneário russo no Mar Negro que recebeu os últimos Jogos Olímpicos de Inverno.

Putin marcou hoje três gols em uma partida de hóquei sobre gelo que jogou "com velhos amigos e lendas" daquele que é o esporte mais popular na Rússia, segundo contou seu porta-voz, Dmitri Peskov.

"Não sei o que haverá mais tarde. Isso entra em seu âmbito privado, mas seguramente comemorará (seu aniversário) com parentes e amigos", acrescentou Peskov.

Foto: EFE
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade