PUBLICIDADE

Europa

Putin e Merkel vão inaugurar exposição de objetos de arte confiscados

21 jun 2013 - 13h46
Compartilhar

O presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciaram que vão inaugurar juntos nesta sexta-feira uma exposição com obras de arte confiscadas na Alemanha, compromisso que teria sido retirado da agenda dos líderes.

Esta exposição, que apresenta objetos de arte confiscados pelo Exército Vermelho na Alemanha no fim da Segunda Mundial, está sendo organizada pelo famoso Museu Hermitage, em São Petersburgo.

"Vamos visitar a exposição no Hermitage", disse o chefe de Estado russo, na abertura de uma conferência paralela ao fórum econômico organizado na antiga capital russa.

"Concordamos em visitar a exposição", confirmou Merkel.

Mais cedo, o porta-voz da chanceler Merkel, Georg Streiter, havia informado que os dirigentes tinham desistido de inaugurar a exposição devido a uma "proposta russa", em função de "questões de tempo".

"Não cancelamos nada. Era preciso verificar se tínhamos tempo. Checamos a agenda e há tempo para irmos ao Hermitage esta noite", explicou Putin.

"O problema está resolvido", completou Merkel, que pode discursar na inauguração da exposição, onde serão expostos centenas de objetos antigos que foram tomados pela União Soviética em Berlim como tesouro de guerra.

Perguntado sobre o que Merkel falaria, o porta-voz explicou que "ela gostaria de relembrar a postura alemã sobre a questão dos objetos de arte confiscados", que defende a devolução dos artefatos à Alemanha.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade