PUBLICIDADE

Europa

Putin: ações de Kiev no leste da Ucrânia terão consequências

Mais cedo, a Ucrânia informou que "cinco terroristas" morreram em combate, em uma operação na cidade de Slaviansk

24 abr 2014 - 08h27
(atualizado às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente russo, Vladimir Putin preside uma reunião do Conselho de Segurança do Kremlin, em Moscou, na terça-feira, 22 de abril</p>
Presidente russo, Vladimir Putin preside uma reunião do Conselho de Segurança do Kremlin, em Moscou, na terça-feira, 22 de abril
Foto: AP

A utilização do exército contra a população pelas autoridades ucranianas pró-Ocidente no leste do país é um "crime grave" e terá consequências, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin.

"Se o atual regime de Kiev começou realmente a utilizar o exército contra a população no país é um crime muito grave contra seu próprio povo", declarou.

"É uma operação repressiva que terá consequências para as pessoas que tomam estas decisões, em particular para as relações intergovernamentais", disse.

O Ministério ucraniano do Interior informou hoje que "cinco terroristas" morreram em combate em uma operação especial que começou hoje na cidade de Slaviansk.

"Já veremos como se desenvolvem os eventos", disse Putin, que em março pediu e obteve a autorização do Senado para empregar as Forças Armadas russas no território da Ucrânia.

O líder do Kremlin afirmou que "se realmente o atual regime de Kiev começou a empregar o exército contra a população em seu próprio país, trata-se sem dúvida de um crime muito grave contra seu próprio povo".

O presidente acrescentou que se forem confirmadas as informações sobre o ataque das forças especiais ucranianas a Slaviansk, controlada por milicianos armados pró-Rússia, o governo ucraniano poderá ser chamado de "junta" e "panelinha".

Slaviansk, com cerca de 120 mil habitantes, é o bastião da sublevação pró-Rússia contra o governo de Kiev, que eclodiu há quase três semanas nas regiões do sudeste da Ucrânia, cuja maioria da população fala russo.

Com informações da AFP e Reuters.

Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade