PUBLICIDADE

Europa

Protestos anticapitalistas terminam com confusão em Frankfurt

1 jun 2013 - 14h31
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Os protestos anticapitalistas realizados neste sábado em Frankfurt, que reuniram milhares de pessoas na capital financeira da Alemanha, terminaram com confrontos violentos entre um grupo minoritário de manifestantes e a polícia.

Os atos encerraram três dias de protestos em Frankfurt contra as políticas de austeridade na Europa, os resgates aos bancos e a atuação do Banco Central Europeu (BCE), e coincidiram com as manifestações em cerca de 100 cidades europeias com o lema "Povos unidos contra a Troika".

A manifestação, que pretendia parar o centro de Frankfurt, começou ao meio-dia (7h de Brasília) com a participação de aproximadamente 20 mil pessoas, segundo o grupo organizador "Blockupy", e em torno de 7 mil, segundo fontes policiais.

Pouco depois, as forças de segurança decidiram isolar um grupo de participantes (mil, segundo "Blockupy", e entre 200 e 400, de acordo com a polícia) entre os quais estavam muitos membros do chamado "bloco negro", a maioria encapuzada.

As forças de segurança justificaram a medida alegando que alguns deles tinham agredido vários policiais, e que para conseguir cercá-los recorreram a spray de pimenta e cassetetes. Os manifestantes atingidos, por sua vez, acusaram os policiais de provocá-los e agredi-los.

A crescente tensão entre esse grupo e os policiais envolvidos no protesto, que mantinham o grupo isolado e não o permitiam acompanhar a manifestação, acabou levando a choques violentos em que os manifestantes lançaram contra a polícia bombas de tinta e rojões, e que ela respondeu com bombas de fumaça.

No entanto, durante a maior parte do tempo a manifestação anticapitalista aconteceu sem incidentes pelas ruas de Frankfurt, até se dissolver pacificamente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade