PUBLICIDADE

Mundo

Protesto em Madri critica ajuda pública à Jornada da Juventude

12 ago 2011 - 12h12
(atualizado às 12h30)
Compartilhar

Mais de cem organizações espanholas convocaram uma manifestação em Madri contra o financiamento das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) por parte do Estado, que deverá contar com milhares de pessoas na quarta-feira, véspera da chegada de Bento XVI.

Com o lema "Dos meus impostos, para o Papa zero. Estado laico", as organizações --associações laicas, cristãs progressistas, ateias, de esquerda e de homossexuais-- denunciam o financiamento do evento pelo Estado e seu alto custo, no momento em que o desemprego afeta mais de 20% da população economicamente ativa na Espanha.

"Estamos totalmente de acordo com que venham, mas não concordamos que um evento particular seja financiado com o dinheiro de todos", declarou em uma entrevista coletiva à imprensa, Luis Vega, presidente da Associação Madrilenha de Livre-pensadores e Ateus (AMAL).

Os organizadores estimam que o Estado, os governos regionais e as prefeituras gastarão "mais de 100 milhões de euros" nas JMJ se estas tiverem a presença de 500.000 jovens, segundo Francisco Delgado, presidente da Europa Laica. Mais de um milhão de peregrinos são aguardados para as Jornadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade