PUBLICIDADE

Europa

Protesto contra lei do casamento gay reúne 800 pessoas em Paris

Outra manifestação foi realizada em Versalhes, nos arredores da capital francesa, e contou com cerca de mil pessoas

16 abr 2013 - 20h25
(atualizado às 20h50)
Compartilhar
Exibir comentários
A humorista e ativista contra o casamento gay Frigide Barjot comandou a manifestação na capital francesa
A humorista e ativista contra o casamento gay Frigide Barjot comandou a manifestação na capital francesa
Foto: AFP

Cerca de 800 pessoas se concentraram nesta terça-feira em Paris para protestar contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto parlamentares de esquerda discutem a adoção de uma lei favorável à prática. Em Versalhes, nos arredores da capital, mais de mil pessoas foram às ruas para pedir a retirada do projeto de lei que permite a união homossexual.

"Não cederemos. Hollande fascista, ditadura socialista", gritavam. "Não se anuncia um referendo, não tivemos um debate público. Isso materializa o ressentimento", disse o prefeito de Versalhes, François De Mazières, que considera que "o movimento é e continuará sendo pacífico". "Nossa cidade nunca se mobilizou tanto. Faz falta um governo que nos ouça", acrescentou.

Em Paris, o número de manifestantes chegou a 800, segundo a polícia, e a 1.500, de acordo com os organizadores, que convocaram concentrações todas as noites próximo da Assembleia Nacional. A partir desta quarta-feira, os deputados estudarão o projeto de lei em segunda leitura, após sua adoção prévia no Senado. Um forte esquema policial já foi montado ao redor do prédio, nesta terça à noite.

Aos gritos de "Hollande, não queremos sua lei", "Hollande, renúncia!", ou "Retirada imediata do projeto de lei", os manifestantes agitavam bandeiras azuis, rosas, ou brancas da "Manifestação para todos" contra o "casamento para todos".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade