PUBLICIDADE

Europa

Protesto a favor de refugiados reúne 20 mil pessoas em Viena

31 ago 2015 - 17h14
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 20 mil pessoas saíram às ruas de Viena nesta segunda-feira para protestar a favor dos direitos dos milhares de refugiados que chegam todos os dias à União Europeia (UE), conforme informou a polícia austríaca.

O lema do protesto, convocado por várias organizações humanitárias austríacas, era "Ser pessoa na Áustria".

Organizações internacionais, como Anistia Internacional e Médicos Sem Fronteiras, já tinham criticado nas últimas semanas as más condições de vida de milhares de refugiados hospedados em centros oficiais de amparo.

A manifestação começou às 18h locais (13h em Brasília) na estação do Oeste (Westbahnhof) e seguiu rumo ao parlamento da Áustria, que fica três quilômetros de distância.

A estação ferroviária viveu momentos dramáticos com a chegada de centenas de refugiados da vizinha Hungria, que tentam chegam de trem à Alemanha.

Vários trens foram retidos hoje durante horas na fronteira entre Áustria e Hungria, supostamente por estarem muitos cheios e para determinar se os refugiados a bordo já tinham pedido asilo político em território húngaro. Nesse caso, seriam devolvidos à Hungria, país aonde muitos entraram ilegalmente pela fronteira com a Sérvia.

A polícia austríaca não interveio nesta segunda-feira e permitiu que os refugiados, a maioria sírios, subissem em outros trens em Viena para seguir viagem rumo à Alemanha, país que recentemente anunciou que não recusaria o asilo desses refugiados.

Para as próximas horas é esperada a chegada de outros quatro trens, que podem trazer cerca de mil refugiados a Viena, explicou à Agência Efe Birgit Hebein, umas das coordenadoras da assistência humanitária para os imigrantes na Westbahnhof.

Segundo a deputada do partido ecologista "Os Verdes", a empresa ferroviária da Áustria (ÖBB) preparou duas grandes salas para que os refugiados possam dormir e descansar antes de seguirem viagem rumo à Alemanha na terça-feira.

A Áustria intensificou hoje seus controles perto da fronteira para lutar contra o tráfico ilícito de pessoas, após encontrar uma caminhonete com 71 refugiados mortos na quinta-feira passada.

O governo austríaco calcula que precisará tramitar os pedidos de asilo político de aproximadamente 80 mil pessoas, quatro vezes mais que no ano passado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade