PUBLICIDADE

Europa

Projetos espaciais dos EUA são alvo da Rússia após sanções

Washington impôs sanções a equipamentos de alta tecnologia à Rússia que, agora, respondeu barrando EUA de usar motores de foguetes

13 mai 2014 - 14h10
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Membros de tripulação de expedição à Estação Espacial Internacional: astronauta alemão da Agência Espacial Europeia, Alexander Gerst (esquerda), o cosmonauta russo Maxim Suraev (centro) e o astronauta americano da NASA, Gregory Wiseman</p>
Membros de tripulação de expedição à Estação Espacial Internacional: astronauta alemão da Agência Espacial Europeia, Alexander Gerst (esquerda), o cosmonauta russo Maxim Suraev (centro) e o astronauta americano da NASA, Gregory Wiseman
Foto: AFP

A Rússia vai barrar os Estados Unidos de usar motores de foguetes de fabricação russa para lançamentos de satélites militares, disse o vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin, nesta terça-feira.

A decisão vem como retaliação às sanções a equipamentos de alta tecnologia que Washington impôs ao Kremilin devido à crise da Ucrânia.

O vice-premiê russo também disse que iria rejeitar um pedido dos EUA para prolongar o uso da Estação Espacial Internacional para além de 2020.

A Rússia havia se comprometido a responder na "mesma moeda" que os Estados Unidos - que, anteriormente, negaram licenças de exportação de todos os itens de alta tecnologia que ajudariam capacidades militares russas, além de revogar licenças já existentes.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

As medidas de Moscou afetam os motores MK-33 e RD-180, os quais são fornecidos aos Estados Unidos pela Rússia , disse Rogozin em entrevista coletiva. "Estamos prontos para entregar estes motores, mas com a condição de que não serão usados para lançar satélites militares", disse Rogozin.

Washington quer se manter na Estação Espacial Internacional, um posto orbital de 100 bilhões de dólares, projetado por 15 países. Apesar das diferenças em política externa e questões de segurança, Washington e Moscou têm cooperado extensivamente na exploração espacial.

Atualmente, a espaçonave russa Soyuz é a única maneira pela qual astronautas podem chegar à estação espacial, cuja tripulação inclui tanto norte-americanos como russos.

O vice primeiro-ministro russo também disse que vai suspender o funcionamento de sites de sistemas de navegação GPS por satélite a partir de junho e que buscará negociações com Washington sobre a abertura de sites semelhantes nos Estados Unidos para o sistema próprio da Rússia, o Glonass.

Ele ameaçou o encerramento definitivo, se isso não for acordado até setembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade