PUBLICIDADE

Europa

Projétil atinge escola e mata 4 pessoas no leste da Ucrânia

Outras seis pessoas morreram em outra parte da cidade, quando um foguete atingiu um táxi

1 out 2014 - 08h02
Compartilhar
Exibir comentários
Os conflitos em Donetsk mataram várias pessoas nesta quarta-feira
Os conflitos em Donetsk mataram várias pessoas nesta quarta-feira
Foto: Vasily Fedosenko / Reuters

Artefatos explosivos atingiram nesta quarta-feira o pátio de uma escola e uma rua nas proximidades da cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, matando quatro pessoas, incluindo um professor e um pai, e ferindo outras oito.

No momento da explosão, 238 pessoas estavam na área da escola, incluindo 70 crianças, no dia de retorno às aulas, que nesta região acontece um mês depois do restante do país.

A prefeitura informou que as crianças foram levadas para uma área no subsolo e estão ilesas.

Em outra área da cidade de Donetsk, outras seis pessoas morreram em um táxi coletivo atingido por um foguete, informou a administração em um comunicado.

Este é o maior número de vítimas civis desde a entrada em vigor, em 5 de setembro, de um cessar-fogo concluído entre Kiev e os insurgentes, com a participação da Rússia e da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), após meses de combates.

Um correspondente da Reuters no local viu um buraco provocado por explosão no pátio de escola número 57, no distrito de Kiev, em Donetsk, e outra cratera em uma rua nas proximidades. Aparentemente, nenhuma criança ficou ferida ou morreu na explosão.

Hoje foi iniciado o ano letivo nas zonas da região de Donetsk controlada pelos separatistas.

A maioria dos colégios na região abriu hoje suas portas com um mês de atraso em relação ao restante da Ucrânia. Nos locais onde continuam os combates entre os rebeldes e as tropas ucranianas, a decisão deverá ser tomada por professores e pais de alunos.

A cidade de Donetsk, controlada pelos separatistas e habitada por quase um milhão de pessoas antes da explosão do conflito armado, foi dividida em duas zonas pelas autoridades rebeldes.

Os combates entre os sublevados e as tropas ucranianas continuam junto ao aeroporto de Donetsk apesar da trégua decretada entre os dois ladfos há quase um mês, por isso nos bairros próximos a essa zona os colégios estão fechados. A cidade é um dos epicentros do conflito separatista pró-Rússia em províncias do leste da Ucrânia onde a maioria da população fala russo.

Segundo a ONU, mais de três mil pessoas morreram desde abril em Donetsk e Lugansk, onde antes da explosão da sublevação armada contra Kiev viviam mais de oito milhões de pessoas.

Com informações da Reuters, EFE e AFP. 

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade