PUBLICIDADE

Europa

Príncipe Charles expressa em cartas preocupação com saúde

Membro real fala ainda sobre herança cultural britânica; ele está sendo criticado por se intrometer na política da Grã-Bretanha

4 jun 2015 - 14h49
Compartilhar
Exibir comentários

O governo britânico divulgou mais cartas enviadas a ministros pelo herdeiro ao trono britânico, príncipe Charles, nas quais ele expressa preocupação com questões que vão desde as alterações climáticas à saúde pública, o que tem provocado críticas de que ele está se intrometendo na política.

Príncipe Charles perdeu uma batalha de uma década para impedir a publicação das cartas
Príncipe Charles perdeu uma batalha de uma década para impedir a publicação das cartas
Foto: Andrew Harnik / Reuters

As 17 cartas de e para o príncipe ou seus assessores, entre 2007 e 2009, revelam que Charles levantou questões como a habitação rural a preços acessíveis, a qualidade dos alimentos em hospitais e a preservação de patrimônio histórico, tais como cabanas na Antártida usadas pelos exploradores britânicos Robert Scott e Ernest Shackleton.

Siga o Terra Notícias no Twitter

No mês passado, o governo divulgou 27 cartas - apelidados de "memorandos da aranha negra" por causa da caligrafia rabiscada do príncipe -, depois de perder uma batalha de uma década para impedir a publicação, alegando que poderia lançar dúvidas sobre a neutralidade política do futuro rei.

Pela Constituição não escrita da Grã-Bretanha, a família real tem que permanecer acima da política. A rainha Elizabeth, no trono há 63 anos, tem guardado suas opiniões para si.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade