PUBLICIDADE

Mundo

Princesa Victoria da Suécia dá à luz uma menina

23 fev 2012 - 05h10
(atualizado às 08h28)
Compartilhar

A princesa Victoria, herdeira do trono da Suécia, deu à luz uma menina na madrugada desta quinta-feira, no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo.

Príncipe Daniel anuncia o nascimento de sua filha no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo
Príncipe Daniel anuncia o nascimento de sua filha no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo
Foto: AP

"Esta manhã, às 4h26 locais (1h26 de Brasília), nasceu uma princesa de 51 centímetros, 3,28 quilos e muito formosa", disse em entrevista coletiva no Karolinska o marido de Victoria, o príncipe Daniel, que fez questão de ser o encarregado de contar a novidade.

Tanto a mãe como a menina se encontram "muito bem", assegurou o feliz pai, que agradeceu os funcionários do hospital por seu trabalho.

O parto foi "absolutamente normal", segundo o doutor Lennart Nordström, à frente da equipe médica que atendeu a princesa Victoria, que chegou ao hospital pouco antes das 22h de quarta-feira (em Brasília).

"Meus sentimentos fluem por todas as partes. Houve muito nervosismo. É uma nova situação, mas tudo correu bem", afirmou o príncipe.

Ainda não está decidido quantos dias a princesa permanecerá no hospital, informou seu marido, que pediu tempo e respeito para que a família possa estar junta nas próximas horas.

O nome da menina, segunda na linha sucessória ao trono da Suécia - após sua mãe -, será anunciado amanhã pelo rei Carlos XVI Gustavo depois de uma reunião do Conselho de Estado, informou a Casa Real sueca.

A pequena herdeira se antecipou vários dias à data estimada, já que estava prevista para o início de março.

Victoria participou há dois dias de seu último ato público, um almoço oferecido pelos reis no palácio real de Estocolmo à presidente da Finlândia, Tarja Halonen.

Ao meio-dia desta quinta-feira serão lançadas salvas desde as instalações militares da ilha de Skeppsholmen, em Estocolmo, assim como desde outros pontos do país, para saudar a chegada da princesa.

Victoria, que nasceu há 34 anos no mesmo hospital, se casou com Daniel, de 38, em 19 de junho de 2010 na catedral de Estocolmo, após quase uma década de namoro.

O casal se conheceu em 2001, quando Daniel era personal trainer de Victoria em uma academia de ginástica em Estocolmo.

A relação foi recebida com ceticismo por familiares e amigos, especialmente pelo rei Carlos XVI Gustavo, devido à origem modesta de Daniel.

Após anos de especulações, no entanto, o compromisso oficial do casal foi anunciado em março de 2009.

Victoria é a primogênita dos reis Carlos XVI Gustavo e Silvia, que têm outros dois filhos, o príncipe Carlos Filipe e a princesa Madalena, de 32 e 29 anos, respectivamente, e que permanecem solteiros.

EFE   
Compartilhar
Publicidade