PUBLICIDADE

Europa

Primeiro-ministro italiano participa de "desafio do balde"

Líder convidou o ex-craque italiano Roberto Baggio, um médico amigo que atende pacientes com esclerose lateral amiotrófica e "todos os diretores dos jornais" a participarem da corrente

22 ago 2014 - 17h01
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: ANSA / Reprodução

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, se uniu nesta sexta-feira ao desafio do "balde de água gelada" contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), um fenômeno que revolucionou as redes sociais e arrecadou dezenas de milhares de dólares para a pesquisa da doença.

Além disso, como dita o jogo, o líder do Partido Democrata convidou o ex-craque italiano Roberto Baggio, um médico amigo que atende pacientes com este tipo de doença e "todos os diretores dos jornais para demonstrar que não se falará somente nesta ocasião da batalha para arrecadar fundos para a doença".

Renzi foi desafiado pelo comediante italiano Rosario Fiorello, e imediatamente escreveu uma mensagem em seu perfil na rede social Twitter: "Ok, obedeço. Faço amanhã. Enquanto isso, penso em quem nominarei".

O famoso jogo que causou furor em todos os cantos do mundo se chama "Ice Bucket Challenge" e consiste em jogar em si mesmo um balde de água gelada e desafiar outra pessoa a fazer o mesmo.

O desafio deve ser cumprido em um prazo de 24 horas ou o nomeado deverá realizar uma doação à organização ALS Association para a pesquisa da doença.

O jogo começou em meados de julho com o ex-jogador de beisebol americano Peter Frates.

Entraram no desafio desde o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, até o fundador da Microsoft Corporation, Bill Gates, passando por Shakira, Britney Spears, Katy Perry, Eva Longoria, Gisele Bündchen, Justin Bieber, Selena Gómez, Will Smith, Jon Bon Jovi, Jennifer López e Ricky Martin.

E no mundo do esporte, também aceitaram o desafio os jogadores Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Pato, Kaká, Juan Mata, Mario Balotelli e Luis Suarez, o técnico José Mourinho e os jogadores de basquete LeBron James (que desafiou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama) e Michael Jordan.

Obama foi uma das personalidades que optou por não se molhar e realizar a doação, enquanto o ex-presidente dos EUA George W. Bush recebeu um balde de água fria de sua esposa Laura.

O "Ice Bucket Challenge" deu a volta ao mundo. A cada dia, milhões de pessoas fazem referência ao desafio nas redes sociais.

Esta iniciativa, que procura conscientizar as pessoas e arrecadar fundos para a luta contra o mal de Lou Gehrig ou esclerose lateral amiotrófica, já arrecadou mais de US$ 53 milhões, segundo explica a ALS Association em sua página oficial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade