PUBLICIDADE

Mundo

Primeiro bebê da realeza sueca em 30 anos se chamará Estelle

Primeiro bebê da realeza sueca em 30 anos se chamará Estelle

24 fev 2012 - 17h08
Compartilhar

O novo bebê real da Suécia chama-se Estelle, anunciou o rei na sexta-feira. O nome foi associado pela mídia local com a mulher de um aristocrata sueco que salvou dezenas de milhares de judeus na Segunda Guerra Mundial.

Autoridades se reúnem para anunciar o nome da nova herdeira da corte sueca: Estelle
Autoridades se reúnem para anunciar o nome da nova herdeira da corte sueca: Estelle
Foto: AFP

A princesa-herdeira Victoria deu à luz uma menina na quinta-feira de manhã. A criança é a segunda na linha sucessão do trono, depois de Victoria, e é o primeiro nascimento real em 30 anos.

"É um nome que é muito próximo do coração da princesa e também da família", afirmou o rei Carl Gustaf em uma reunião com autoridades para anunciar o nome, que por completo é Estelle Silvia Ewa Mary.

Estelle era o nome da mulher norte-americana do Conde Folke Bernadotte. Seu nome de solteira era Manville e ela morreu na Suécia, em 1984.

Folke Bernadotte, sobrinho de um rei e vice-chefe da Cruz Vermelha sueca, ficou famoso após arranjar ônibus brancos para salvar dezenas de milhares de judeus do extermínio na Alemanha nazista na 2da Guerra Mundial.

Como primeira autoridade mediadora da Organização das Nações Unidas, porém, ele foi assassinado por um grupo judaico em 1948, depois de negociar uma trégua na primeira guerra árabe-israelense.

O nascimento de Estelle pode revigorar a monarquia, após dois anos de reportagens embaraçosas associadas ao suposto estilo de vida de "garanhão" do rei.

As reações ao nome, raro na Suécia, foram diversas. "Completamente inadequado", exclamou o tabloide Aftonbladet na manchete. Todos os sites dos diários mais importantes, porém, publicaram manchetes com o nome completo do bebê, uma foto do casal feliz carregando a menina após o nascimento na quinta-feira e uma foto do rei fazendo o anúncio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade