PUBLICIDADE

Europa

Preso britânico: “estive com Bin Laden mais de 50 vezes”

Saajid Badat deu testemunho no julgamento de genro de Bin Laden e contou que teria encontrado o ex-líder do Al-Qaeda mais de 50 vezes

11 mar 2014 - 19h13
(atualizado às 19h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Esta foto sem data foi lançada pela polícia metropolitana de Londres em 2005, quando Saajid foi sentenciado e preso por conspirar explodir bomba em voo de Paris a Miami, em 2001
Esta foto sem data foi lançada pela polícia metropolitana de Londres em 2005, quando Saajid foi sentenciado e preso por conspirar explodir bomba em voo de Paris a Miami, em 2001
Foto: AFP

Um terrorista britânico, ex-integrante da Al-Qaeda, afirmou nesta terça-feira que teria encontrado o líder do grupo, Osama Bin Laden, por mais de cinquenta vezes e teria sido recrutado pelo grupo terrorista islâmico Al-Qaeda para explodir um avião que sairia de Paris a Miami no final de 2001. 

Saajid Badat foi condenado, em 2005, a 13 anos de prisão por co-conspiração em um possível bombardeio em dezembro de 2001, quando a preocupação mundial se voltava às viagens aéreas após os atentados de setembro.

O homem de 34 anos foi preso na Inglaterra, obtendo ajuda financeira do governo e acomodação após aceitar testemunhar no julgamento.   

Badat foi a segunda testemunha do governo dos EUA no julgamento de Suleiman Abu Ghaith, genro-de bin Laden e ex-porta-voz da Al-Qaeda, e nesta terça-feira falou por vídeoconferência, já que não quis falar pessoalmente. "Posso ser preso se pisar em solo americano", disse. Badat disse que nunca conheceu ou conversou com o réu sobre qualquer conspiração terrorista, e não sabia nada sobre ele. Ao ser questionado sobre quantas vezes teria encontrado Osama, Badat disse “mais de cinquenta”.

A testemunha, que cresceu em uma família muçulmana na cidade de Gloucester, na Inglaterra, disse que ele foi introduzido à ideia jihadista de violência em Londres, em 1997.

Com informações da AFP e Daily Mail. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade