PUBLICIDADE

Europa

Presidente ucraniano assinará acordo com a UE em 27 de junho

Documento seria assinado em novembro mas, pressionado por Moscou, o então presidente Yanukovich voltou atrás. Esse foi o primeiro passo para a crise no país

19 jun 2014 - 11h28
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Poroshenko afirmou, nesta quinta-feira, que decidiu assinar o acordo com a Uni&atilde;o Europeia, ao contr&aacute;rio do que fez seu antecessor, que foi&nbsp;deposto do cargo</p>
Poroshenko afirmou, nesta quinta-feira, que decidiu assinar o acordo com a União Europeia, ao contrário do que fez seu antecessor, que foi deposto do cargo
Foto: Reuters

O presidente ucraniano pró-ocidental Petro Poroshenko afirmou nesta quinta-feira que vai assinar em 27 de junho o acordo de associação com a União Europeia (UE).

A UE e a Ucrânia havia decidido assinar este acordo em novembro, mas o presidente ucraniano na ocasião, o pró-russo Viktor Yanukovich, voltou atrás, pressionado por Moscou, e desencadeou a crise que provocou sua queda.

"Em 27 de junho assinarei (o documento) e terá concluído o processo de assinatura do Acordo de Associação", disse Poroshenko durante a apresentação em Kiev do novo ministro ucraniano de Relações Exteriores, Pablo Klimkin.

O líder ucraniano lembrou que foi precisamente Klimkin, até há algumas horas embaixador da Ucrânia na Alemanha, que tomou uma ativa participação na negociação do Acordo.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Poroshenko ressaltou que após a assinatura, a Ucrânia ainda terá um caminho pela frente para implementar o acordo, algo que suporá um enorme desafio para a economia do país.

A Ucrânia já tinha assinado parte do acordo de associação, concretamente os capítulos de diálogo político e cooperação, por isso que nesta ocasião se assinará a parte restante, a referente ao estabelecimento de uma área de livre-comércio entre as partes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade