PUBLICIDADE

Europa

Presidente sérvio pede perdão pelos crimes cometidos em Srebrenica

25 abr 2013 - 08h13
(atualizado às 08h21)
Compartilhar

O presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic, pediu nesta quinta-feira perdão em nome de seu país pelos crimes cometidos em Srebrenica e na Bósnia-Herzegovina durante uma entrevista a uma emissora de televisão bósnia.

"Me ajoelho e peço que a Sérvia seja perdoada pelo crime cometido em Srebrenica", declarou Nikolic em extratos de uma entrevista concedida à "TV BHT" e que deverá ser exibida no dia 7 de maio.

O presidente, no entanto, disse que a justiça internacional ainda não respondeu se o crime que ocorreu em Srebrenica foi um genocídio.

"Tudo o que acontecia nas guerras da antiga Iugoslávia tinha características de genocídio", afirmou.

"Peço perdão pelos crimes que em nome de nosso Estado alguém de nosso povo tenha cometido", disse.

Cerca de 8.000 homens muçulmanos foram assassinados depois que as forças servo-bósnias, lideradas por Ratko Mladic, conquistaram Srebrenica em julho de 1995, poucos meses antes do fim da guerra da Bósnia.

A eleição de Nikolic como líder sérvio, no ano passado, despertou receios nos Bálcãs devido ao seu passado ultranacionalista, embora este político tenha moderado sua postura em 2008 e se alinhado a favor do ingresso de seu país na União Europeia (UE).

Nikolic já negou anteriormente que o massacre de Srebrenica foi um genocídio, apesar de ter reconhecido que o ato foi um crime impossível de ser justificado.

Segundo o site bósnio "Klix.ba", Nikolic anunciou que em breve visitará Srebrenica.

EFE   
Compartilhar
Publicidade