PUBLICIDADE

Europa

Presidente sérvio pede perdão pelo massacre de Srebrenica

25 abr 2013 - 08h04
(atualizado às 08h21)
Compartilhar

O presidente sérvio, Tomislav Nikolic, pediu perdão pelo massacre de Srebrenica (leste da Bósnia), cometido pelas forças sérvias em julho de 1995 e considerado um genocídio pela justiça internacional, segundo trechos de uma entrevista que será exibida em 7 de maio pela televisão pública bósnia (BHT).

"Me ajoelho e peço que perdoem a Sérvia pelo crime cometido em Srebrenica", declarou Nikolic.

Os trechos da entrevista foram divulgados no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9c-iF9Li8tY). Uma fonte da presidência sérvia confirmou à AFP as declarações de Nikolic.

Nikolic, um nacionalista populista que passou a adotar recentemente um discurso pró-europeu, provocou grande consternação em junho do ano passado na Bósnia e nos países ocidentais ao declarar que não havia acontecido um genocídio em Srebrenica.

Nos trechos da entrevista é possível observar Nikolic a ponto de pronunciar a palavra "genocídio", quando pede desculpas antes de mudar de ideia e falar "crime".

Em 11 de julho de 1995, meses antes do fim da guerra civil na Bósnia de 1992-95, as tropas sérvias da Bósnia assumiram o controle de Srebrenica, uma área muçulmana que em 1993 havia sido proclamada "zona protegida" pela ONU.

Em poucos dias foram assassinados quase 8.000 homens e adolescentes, em um massacre considerado genocídio pela justiça internacional.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade