PUBLICIDADE

Europa

Presidente russo presta condolências por morte de colega

10 abr 2010 - 08h39
(atualizado às 09h11)
Compartilhar

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, apresentou suas condolências às autoridades da Polônia pela morte do chefe de Estado polonês, Lech Kaczynski, em uma catástrofe aérea perto da cidade russa de Smolensk.

"Recebi com profunda comoção a notícia desta tragédia", afirmou o líder russo em mensagem ao presidente do parlamento polonês, Brolislaw Komorowski. Pela constituição polonesa ele assumirá interinamente a presidência.

Medvedev disse que a "Rússia compartilha a dor da Polônia" pela morte de Kaczynski e sua esposa Maria, que liderava uma numerosa comitiva que viajava à localidade russa de Katyn, para prestar homenagem às vítimas polonesas do stalinismo.

O chefe do Kremlin informou que ordenou a seu governo que realize uma exaustiva investigação sobre a catástrofe.

O acidente
Lech Kaczynski, presidente da Polônia, morreu no sábado (10) quando o avião que o transportava se acidentou próximo de um aeroporto na Rússia. O acidente aconteceu pouco antes das 11h de Moscou (4h em Brasília).A aeronave, um Tupolev-154, viajava de Varsóvia para a cidade russa de Smolensk, onde as autoridades polonesas participariam de uma cerimônia para lembrar os 70 anos de um massacre de mais de 20 mil prisioneiros de guerra por forças russas na floresta de Katyn durante a Segunda Guerra Mundial.

O chefe de Estado viajava com a primeira-dama, Maria, e altos oficiais do seu gabinete, incluindo o presidente do Banco Central. O governo da Rússia informou que, ao todo, 96 pessoas morreram.

Veja local do acidente que matou líder polonês:
EFE   
Compartilhar
Publicidade