PUBLICIDADE

Europa

Presidente da Ucrânia volta ao trabalho; protestos são mantidos

3 fev 2014 - 09h37
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, retornou ao trabalho nesta segunda-feira depois de quatro dias de licença médica, enquanto a oposição pressiona para ter mais reivindicações atendidas para acabar com mais de dois meses de protestos contra o governo.

"Ele está de volta ao trabalho", disse um porta-voz presidencial.

Yanukovich busca uma saída para resolver o impasse com o movimento de milhares de manifestantes que tomaram o centro de Kiev em um conflito que, por vezes, derivou para violência entre radicais e policiais.

Ao menos seis pessoas foram mortas.

A primeira tarefa urgente de Yanukovich, ao retornar depois de uma ausência vista por alguns como uma tática para ganhar tempo, é nomear um novo primeiro-ministro para suceder Mykola Azarov, que deixou o governo no dia 28 de janeiro por pressão do movimento.

Entre as reivindicações concedidas, Yanukovich aprovou na semana passada a revogação de leis antiprotestos e concedeu uma anistia condicional a ativistas que foram detidos.

Mas líderes de oposição, que têm recebido amplo apoio dos Estados Unidos e União Europeia, pressionavam nesta segunda-feira por mais concessões.

Com a previsão de o Parlamento se reunir na terça-feira, a oposição busca anistia mais ampla, sob a qual todos aqueles detidos sejam libertados, e a volta da Constituição anterior, o que representaria uma redução nos poderes presidenciais de Yanukovich.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade