PUBLICIDADE

Europa

Premiê turco afirma que desocupará parque Gezi à força

15 jun 2013 - 13h52
Compartilhar

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu neste sábado que a polícia usará a força para retirar amanhã quem continuar ocupando o parque Gezi, em Istambul, centro dos protestos antigovernamentais que ocorrem na Turquia há duas semanas.

"Falo abertamente. Se amanhã não estiver vazio, as forças de segurança o esvaziarão. Este Estado não é vosso brinquedo", anunciou Erdogan em um comício de seu partido, o islamita moderado AKP, em Ancara.

Erdogan voltou a prometer que não empreenderá a reurbanização que causaria a destruição do parque até que os juízes determinem se o projeto é legal e que, em qualquer caso, organizará uma consulta popular.

"Se as pessoas decidirem que querem o parque, o deixaremos. Se o povo quiser o museu municipal, o construiremos. Faremos o que o povo quiser", prometeu em referência a um dos possíveis usos previstos para o edifício que substituiria essa zona verde.

Recebido por dezenas de milhares de seus partidários, Erdogan insistiu em um grande palco que os manifestantes são extremistas que utilizam esse parque como desculpa para atacá-lo.

"Respeito os ecologistas. Mas esses não eram ecologistas. Por trás do pano de fundo do parque Gezi há organizações ilegais", acusou o primeiro-ministro, que assegurou que a maioria dos que falam desse espaço verde "nunca estiveram ali".

O primeiro-ministro turco acusou os meios de comunicação nacionais e internacionais de ocultar a realidade e as redes sociais de ter "lançado incríveis provocações com suas mentiras".

"Resistiremos com a lei, a democracia e os votos. Dentro de oito meses faremos que eles paguem por isso nas eleições (municipais), não é mesmo?", perguntou a uma multidão que lhe ovacionava.

EFE   
Compartilhar
Publicidade