PUBLICIDADE

Europa

Premiê checo entrega renúncia e abre caminho para eleição antecipada

13 ago 2013 - 09h13
(atualizado às 09h23)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente Milos Zeman (esq.) recebe a renúncia do premiê Jiri Rusnok
O presidente Milos Zeman (esq.) recebe a renúncia do premiê Jiri Rusnok
Foto: AP

O governo da República Checa, dominado por aliados do presidente esquerdista Milos Zeman, renunciou nesta terça-feira depois de ser derrotado em um voto de confiança na semana passada, abrindo caminho para eleições antecipadas que poderiam resolver um impasse político.

Os principais partidos estão imobilizados em uma batalha com Zeman desde junho, quando o presidente nomeou o aliado Jiri Rusnok para chefiar um novo governo, contra a vontade dos partidos, depois que o governo anterior de centro-direita entrou em colapso sob o peso de um escândalo de espionagem e suborno.

As rixas paralisaram a implementação de políticas por quase dois meses, enquanto a economia luta para se recuperar da recessão.

Zeman aceitou a renúncia de Rusnok e disse que o economista iria permanecer em caráter provisório "até a formação de um novo governo, que espero vir de uma eleição livre".

Partidos esquerdistas têm melhores chances de ganhar uma eleição antecipada, de acordo com pesquisas de opinião, um resultado que poderia reconduzir os social-democratas ao poder pela primeira vez desde 2006.

A Câmara se reunirá em 20 de agosto e deverá votar uma moção para dissolver o Parlamento.

Espera-se então que Zeman dissolva a Câmara dos Deputados dentro de poucos dias e convoque novas eleições dentro de 60 dias, possivelmente na segunda quinzena de outubro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade