PUBLICIDADE

Europa

Premiê holandês pedirá renúncia à rainha por crise política

23 abr 2012 - 08h17
Compartilhar

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, decidiu apresentar a renúncia de seu governo minoritário de centro-direita após o fracasso das negociações sobre a redução do déficit público com o partido de ultradireita de Geert Wilders, anunciou nesta segunda-feira a agência ANP.

O primeiro-ministro será recebido às 14h (9h de Brasília) pela rainha Beatrix, chefe de Estado, a quem apresentará um informe sobre a situação política atual, indicou a agência de notícias holandesa.

As negociações sobre a redução do déficit público, iniciadas no dia 5 de março, fracassaram no sábado depois que Wilders, líder do Partido da Liberdade (PVV), decidiu romper o acordo de apoio parlamentar que havia estabelecido com o governo minoritário de Rutte, em funções desde outubro de 2010.

No sábado, Rutte havia declarado que parecia evidente a organização de eleições legislativas antecipadas. As negociações entre o Partido Liberal (VVD) de Mark Rutte, o Partido Democrata Cristão (CDA) e o PVV de Wilders tinham por objetivo estabelecer um corte de gastos de 16 bilhões de euros em 2013 para respeitar as normas europeias de déficit públicos. No entanto, Wilders negou-se a aprovar determinadas medidas que teriam amputado o poder aquisitivo dos holandeses.

O Partido da Liberdade, antieuropeu e islamófobo, apoiava o governo no parlamento, garantindo a ele uma maioria de 76 deputados sobre 150. Mas no dia 21 de março um deputado renunciou ao PVV, deixando essa maioria incerta.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, em foto feita durante uma entrevista coletiva em março, em Haia
O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, em foto feita durante uma entrevista coletiva em março, em Haia
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade