PUBLICIDADE

Europa

Premiê grego forma equipe de governo com apenas 10 ministros

Posse dos ministros será nesta terça-feira e os novos dirigentes deverão optar se preferem uma cerimônia civil ou religiosa

27 jan 2015 - 11h56
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Alexis Tsipras, líder do partido Syriza,  assina documento que o nomeia premiê da Grécia, em Atenas, nesta segunda-feira. 26/01/2015
Alexis Tsipras, líder do partido Syriza, assina documento que o nomeia premiê da Grécia, em Atenas, nesta segunda-feira. 26/01/2015
Foto: Yannis Behrakis / Reuters

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, nomeou seu novo gabinete, que tomará posse na tarde desta terça-feira no palácio presidencial, com apenas dez ministros, oito a menos do que na gestão anterior.

Um dos postos chaves será desempenhado pelo deputado e economista Yanis Dragasakis, que assume a vice-presidência econômica do governo e será encarregado de negociar com a troika de credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

Dragasaki supervisionará ainda os trabalhos de todos os ministérios de viés econômico.

O economista grego-australiano Yanis Varufakis, que entre 2004 e 2006 foi assessor do governo de Giorgos Papandreou, assumirá o Ministério das Finanças.

Gregos dizem não à austeridade imposta pela Europa:

Para o Ministério das Relações Exteriores foi nomeado Nikos Kotzias, que nos anos 90 foi dirigente do Partido Comunista e posteriormente conselheiro de Papandreou, do quem se distanciou após a assinatura do primeiro resgate para a Grécia, em 2010.

O Ministério de Defesa será o único comandado pelo parceiro da coalizão de esquerda Sryza no governo, o partido de direita nacionalista Gregos Independentes. O líder da legenda, Panos Kamenos, foi nomeado para a pasta.

A posse dos ministros será nesta terça-feira e os novos dirigentes deverão optar se preferem uma cerimônia civil, modelo utilizado por Tsipras ontem, ou religiosa, como é tradicional no país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade