PUBLICIDADE

Europa

Premiê grego eleito priorizará renegociação da dívida

O combate à corrupção e à evasão fiscal também será prioridade de Alexis Tsipras

28 jan 2015 - 08h38
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Premiê grego, Alexis Tsipras, participa de primeira reunião com novo gabinete no prédio do Parlamento em Atenas, em 28 de janeiro</p>
Premiê grego, Alexis Tsipras, participa de primeira reunião com novo gabinete no prédio do Parlamento em Atenas, em 28 de janeiro
Foto: Alkis Konstantinidis / Reuters

O novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta quarta-feira que uma das prioridades do novo governo será renegociar a dívida, lutar contra a corrupção e a evasão fiscal, ajudar as pequenas e médias empresas e diminuir o desemprego.

Em seu primeiro Conselho de Ministros após o triunfo do Syriza nas eleições do domingo, Tsipras afirmou que uma das prioridades do novo governo de "salvação social" será "a renegociação da dívida grega com os sócios", até se alcançar uma solução que seja em "benefício de todos".

"Temos um plano grego para fazer reformas sem incorrer em déficit, mas sem superávit primários asfixiantes", disse Tsipras.

O líder esquerdista afirmou que a "Grécia está pronta para contribuir para uma solução para toda Europa". Em seu discurso de abertura do Conselho de Ministros, Tsipras afirmou que o governo "de salvação social" deve "acabar com o clientelismo político e a corrupção", e aplicar as "reformas que não puderam ser feitas durante 40 anos".

"Estamos aqui para acabar com o clientelismo político e com a corrupção e para pôr fim ao Estado que funcionava contra os interesses da sociedade", disse.

Além disso, outras prioridades serão ajudar as "pequenas empresas que estão em risco de quebra" e uma "política para reduzir o desemprego".

"Este governo é o primeiro de uma nova era. Não temos direito de cometer erros", afirmou, acrescentando que o Executivo não deve esquecer que é "um governo de salvação social", que tem que devolver aos cidadãos "a sensação de segurança e de dignidade".

Por isso é importante "renegociar a dívida e sair da austeridade asfixiante".

Tsipras disse ainda que para o governo do Syriza "não há vencedores nem vencidos, somos o governo de todo os gregos e tentaremos conseguir o maior consenso possível".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade