PUBLICIDADE

Europa

Premiê esquia no Polo Sul para celebrar 100 anos de desbravamento

12 dez 2011 - 12h49
(atualizado às 13h38)
Compartilhar

O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, enfrentou temperaturas congelantes nesta segunda-feira ao esquiar no Polo Sul nos preparativos para celebrar o 100º aniversário do conterrâneo Roald Amundsen, o primeiro a atingir o polo.

Stoltenberg também aproveitou para cumprimentar uma expedição polar norueguesa, liderada por um tricampeão olímpico de inverno, que tenta retraçar a rota de Amundsen, mas que precisará fazer um esforço hercúleo para cumpri-lá em tempo para o evento do centenário, em 14 de dezembro.

Usando uma "parca de expedição" vermelha e um chapéu vermelho do Instituto Polar Norueguês, mais ou menos o que usaria em casa nesta época do ano, Stoltenberg vestiu esquis e então escreveu rapidamente no Twitter: "Esquiando no Polo Sul. Natureza linda e selvagem".

Vegard Ulvang, seis vezes medalhista olímpico de cross-country, três delas de ouro, não achou assim tão fácil, já que ele e sua equipe precisarão esquiar mais ou menos sem parar até quarta-feira se quiserem manter o encontro com Stoltenberg.

"Nossa estratégia agora é reduzir o tempo de sono e descanso e apostar tudo esquiando os 35 a 40 quilômetros por dias nos próximos dois dias", disse a expedição em seu diário virtual. "Então vamos esquiar sem parar da noite de 13 de dezembro até a noite de 14 de dezembro", acrescentou.

O premiê norueguês, Jens Stoltenberg, posa no Polo Sul durante visita para marcar centenário da viagem de Amundsen
O premiê norueguês, Jens Stoltenberg, posa no Polo Sul durante visita para marcar centenário da viagem de Amundsen
Foto: Reuters
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade