PUBLICIDADE

Europa

Premiê espanhol Rajoy descarta renúncia por escândalo político

15 jul 2013 - 12h04
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, garante que não pretende deixar o cargo
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, garante que não pretende deixar o cargo
Foto: AP

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta segunda-feira que não cogita deixar o cargo após líderes da oposição pedirem sua renúncia devido a um escândalo sobre o suposto financiamento ilegal de seu Partido Popular.

"Vou defender a estabilidade política e vou cumprir o mandato dado a mim pelos eleitores espanhóis", disse Rajoy em coletiva de imprensa. Ele disse que o escândalo não atrapalharia seu programa de reformas políticas.

A pressão sobre Rajoy aumentou nesta segunda-feira com o testemunho de um outrora confiável assessor perante um juiz sobre as acusações de financiamento ilegal ao partido no poder.

Rajoy, que luta contra uma recessão econômica e tenta tapar um buraco no orçamento, tem até agora limitado o impacto do escândalo a respeito de doações supostamente ilegais feitas por magnatas da construção, que teriam sido distribuídas como pagamentos em dinheiro aos líderes partidários em troca de contratos suculentos.

No centro do escândalo está o ex-tesoureiro do partido, Luis Bárcenas, 55 anos, que foi preso em junho acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude fiscal e outros crimes.

Um juiz da Alta Corte interrogou Bárcenas a portas fechadas por mais de três horas nesta segunda-feira.

Um advogado envolvido no caso disse à Reuters que o ex-tesoureiro do PP deveria entregar documentos que mostram como ele operou por muitos anos um fundo secreto no partido.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade