PUBLICIDADE

Europa

Premiê espanhol admite mudança de estratégia antes de eleições

30 mai 2015 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse neste sábado que está aberto a mudar estratégias pela primeira vez desde que seu partido sofreu grandes derrotas políticas em eleições locais na semana passada, apenas alguns meses antes de uma eleição geral.

Rajoy, cuja legenda de centro-direita Partido Popular (PP) perdeu 2,5 milhões de votos em relação a quatro anos atrás em eleições municipais e regionais, não detalhou se ele vai fazer uma reforma ministerial ou alterar políticas de governo.

Mas o premiê, que está sob pressão até mesmo dentro do PP para uma mudança de direção, reconheceu erros e afirmou que os resultados das eleições recentes foram insatisfatórios.    "É claro que algumas coisas não fizemos bem, temos que reconhecer", disse em uma conferência da qual participavam empresários e políticos em Sitges, no norte da Espanha.

"Precisamos mudar algumas coisas e vamos mudá-las, mas não na nossa política econômica."    O PP tem apostado fortemente na recuperação da economia para obter um segundo mandato em novembro, mas essa mensagem parece ainda não ter convencido os eleitores.

A Espanha está novamente crescendo, e em ritmo maior do que a maioria dos países da zona do euro, mas quase um em cada quatro trabalhadores permanece desempregado, e as desigualdades sociais estão se agravando.

(Reportagem de Sarah White)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade