PUBLICIDADE

Europa

Premiê da Noruega finge ser taxista em campanha eleitoral

A campanha admitiu que cinco dos 14 passageiros filmados haviam sido previamente selecionados para um vídeo do partido, mas não sabiam que iriam se encontrar com Jens Stoltenberg

12 ago 2013 - 16h58
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Vídeo mostra passageiros surpresos quando descobrem que o taxista é o premiê Jens Stoltenberg
Vídeo mostra passageiros surpresos quando descobrem que o taxista é o premiê Jens Stoltenberg
Foto: Reprodução

A campanha do partido do primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, produziu um vídeo em que o chefe de governo é um taxista preocupado com as opiniões dos passageiros a respeito do país. A iniciativa acabou em polêmica porque um jornal local descobriu que alguns dos passageiros teriam sido pré-selecionados pela produção, o que tiraria a espontaneidade.

O vídeo mostra o primeiro-ministro disfarçado, com uniforme e óculos de sol, falando com eleitores anônimos. O material foi publicado a um mês das eleições legislativas, nas quais sua coalizão de centro esquerda do premiê pode sair derrotada. No poder desde 2005, Stoltenberg explica que quis se aproximar dos cidadãos para ouvir suas preocupações.

O tabloide Verdens Gang (VG) revelou que cinco dos 14 passageiros filmados por uma câmera escondida haviam sido previamente selecionados em um "casting" na rua, mas sem saber do que se tratava. "São cinco pessoas, às quais perguntamos se gostariam de participar de um vídeo para o Partido Trabalhista, e sabiam apenas que iriam tomar um táxi", confirmou a porta-voz do partido Pia Gulbrandsen. "Sua espontaneidade era real quando se deram conta de que o taxista era o primeiro-ministro", acrescentou.

Cada pessoa recebeu 500 coroas (cerca de 65 euros) "como sinal de agradecimento", explicou o Partido Trabalhista. Nenhum dos passageiros pagou a viagem, porque Stoltenberg não tem licença de táxi. O proprietário da agência de publicidade responsável pelo vídeo, Kjetil Try, ligado ao premiê, explicou ao VG que era necessário fazer uma seleção de elenco na rua para ter certeza de que as pessoas estariam disponíveis e para garantir diversidade social. Stoltenberg continua bastante atrás da direita nas últimas pesquisas para as eleições de 9 de setembro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade