PUBLICIDADE

Europa

Premiê bitânico diz que ataque foi "ato bárbaro" e de "natureza terrorista"

22 mai 2013 - 16h13
(atualizado às 16h52)
Compartilhar

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, classificou nesta quarta-feira o ataque a um militar britânico ocorrido em Londres como um "ato bárbaro" e de "natureza terrorista".

"O que aconteceu hoje foi um ato bárbaro, um ataque espantoso" e "um incidente de natureza terrorista", disse Cameron em Paris, depois de se reunir com o presidente da França, François Hollande.

Cameron declarou que a "Grã-Bretanha não cederá nunca às ameaças" terroristas e que "os terroristas jamais ganharão".

O chefe do Estado francês, por sua vez, manifestou solidariedade aos britânicos diante do "covarde assassinato de um soldado britânico" e reafirmou seu compromisso de luta conjunta contra o terrorismo.

"Devemos lutar contra o terrorismo em todas as partes, o que representa trocar informações, trabalhar com nossos respectivos serviços de inteligência e agir onde quer que seja", declarou Hollande depois que um homem - aparentemente um militar - morreu e outros dois ficaram feridos hoje após um ataque com um facão em Londres.

Segundo a imprensa britânica, dois homens se jogaram sobre um milutar e o apunhalaram aos gritos de "Alá é grande" no bairro de Woolwich (sudeste de Londres). A polícia respondeu ao ataque com disparos.

Os agentes feriram os que, segundo Cameron, são os suspeitos do ataque.

"Estamos reunindo todas as informações disponíveis. Os serviços de polícia e de segurança do Reino Unido colocarão todos os meios à disposição", acrescentou o primeiro-ministro do Reino Unido em Paris.

Um vídeo transmitido pela rede britânica "ITV", gravado aparentemente no lugar onde aconteceu o ataque, mostra um homem com as mãos ensanguentadas, segurando um facão e fala em direção à câmera.

"Sinto pelas mulheres que tiveram que ver isso, mas em nossa terra as mulheres têm que ver o mesmo. Vocês nunca vão estar a salvo", diz o homem, que também grita: "Juramos por Alá todo-poderoso que nunca deixaremos de combater. A única razão pela qual fizemos isso é porque há muçulmanos morrendo a cada dia. Este soldado britânico é o olho por olho e o dente por dente".

EFE   
Compartilhar
Publicidade