PUBLICIDADE

Mundo

Premiê: ataques são a "pior tragédia desde a 2ª Guerra Mundial"

23 jul 2011 - 04h09
(atualizado às 08h43)
Compartilhar

O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, classificou neste sábado de a "pior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial" o duplo atentado perpetrado ontem em Oslo e na vizinha ilha de Utoya, com um balanço de pelo menos 91 mortos.

Stoltenberg fez a declaração em um pronunciamento à população na manhã deste sábado, após a polícia ter indicado que 84 pessoas morreram na ilha, onde centenas de jovens participavam de um acampamento da juventude social-democrata, o partido do primeiro-ministro.

"Foi um ataque ao paraíso da minha juventude, transformado agora em um inferno", acrescentou o político, que antes do atentado marcara uma visita à ilha hoje, lugar que visitou quando era jovem para participar de acampamentos.

O ataque na ilha ocorreu por volta das 10h30 de Brasília, duas horas depois do atentado com um carro-bomba no complexo governamental de Oslo, que deixou sete mortos e 15 feridos.

O ministro da Justiça, Knut Storberget, no pronunciamento junto a Stoltenberg, confirmou as informações divulgadas pela polícia anteriormente, segundo as quais o suposto autor do massacre, detido após sua ação na ilha, é um norueguês de 32 anos com contatos com a extrema-direita.

Segundo a polícia, o suspeito tinha "ideias hostis ao islã", como revelou um registro efetuado em sua casa, onde a polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo ultradireitista e anti-islã.

O suspeito, detido após o massacre na ilha e identificado pela imprensa como Anders Behring Breivik, agiu sozinho, segundo as investigações policiais em curso.

Testemunhas relataram que o agressor entrou no acampamento juvenil social-democrata com uniforme da Polícia e se identificou como tal para ter acesso ao local.

Junto de médicos, o premiê  Jens Stoltenberg concede entrevista no hospital universitário Ulleval, em Oslo
Junto de médicos, o premiê Jens Stoltenberg concede entrevista no hospital universitário Ulleval, em Oslo
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade