PUBLICIDADE

Europa

Portugal luta contra 23 incêndios florestais

15 ago 2010 - 18h17
(atualizado às 20h23)
Compartilhar

Portugal continuava lutando hoje contra 23 incêndios, o mais grave no parque natural de Peneda-Gerés, em um dia no qual as autoridades registraram uma diminuição nos focos, que castigaram severamente o norte do país durante a semana passada. A Autoridade Nacional de Defesa Civil (ANPC) portuguesa destacou a existência de oito incêndios relevantes, entre eles o declarado em Peneda-Gerés, espaço protegido que faz fronteira com a Galícia.

Bombeiro tenta combater incêndio florestal em Carralcova
Bombeiro tenta combater incêndio florestal em Carralcova
Foto: AFP

O incêndio de Mezio-Travanca, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, empregava 220 soldados e dois aviões para sufocar as chamas ativas há cinco dias. Outros dos focos de incêndios preocupantes que estavam ativos se situavam nas localidades nortistas de Amarante, em Oporto, e Vale de Cambra, em Aveiro. Ambos eram combatidos por quase 200 soldados, apoiados por cerca de 50 veículos e vários helicópteros.

Após uma semana dura de incêndios, a situação melhorou ligeiramente - o calor diminuiu -, embora as autoridades continuem em estado de alerta, sobretudo pelo vento, que dificultou a extinção de vários focos. As últimas estimativas elevavam a superfície queimada durante este ano em Portugal para mais de 74 mil hectares, dos quais 58 mil corresponderam a agosto.

No entanto, estes dados ainda estão longe dos números trágicos de 2003 e 2005, anos que terminaram com um saldo de mais de 300 mil hectares afetados pelas chamas. Os incêndios, atribuídos em sua maioria à ação do homem, provocaram a morte de três bombeiros, a evacuação temporária de aldeias e o bloqueio de estradas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade