PUBLICIDADE

Europa

Porta-aviões francês Charles de Gaulle zarpa no Mediterrâneo para combater EI

18 nov 2015 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

O porta-aviões Charles de Gaulle, da marinha francesa, zarpou nesta quarta-feira em direção ao leste do mar Mediterrâneo, onde triplicará a capacidade operacional da França contra o Estado Islâmico (EI), informou o presidente do país, François Hollande.

Durante um discurso na Assembleia de Prefeitos da França, o chefe de Estado disse que o envio da embarcação faz parte da "guerra contra o terrorismo" iniciada após os atentados de sexta-feira em Paris.

Hollande reiterou que a França está intensificando os bombardeios contra alvos do EI, que atualmente são efetuados a partir das bases francesas nos Emirados Árabes Unidos e na Jordânia.

O presidente francês declarou que pediu à comunidade internacional para que contribua com a ofensiva contra os jihadistas e reiterou que continua reunindo apoios no plano diplomático.

"A França trabalhará para criar uma grande coalizão que dê os golpes decisivos contra o EI", afirmou.

Hollande reconheceu que "nem todos os países têm os mesmos / próprios interesses, nem os mesmos aliados", mas reiterou que o inimigo "ameaça o mundo inteiro e não a uns países mais do que a outros".

"Conduzirei esta missão, e a França terá que desempenhar, com seu exército, um papel preponderante na resolução deste conflito, nos planos militar e diplomático", frisou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade