PUBLICIDADE

Europa

Poroshenko agradece defesa do Cazaquistão à integridade territorial ucraniana

9 out 2015 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, agradeceu nesta sexta-feira ao povo e ao presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, pela "defesa da integridade territorial" da Ucrânia.

Poroshenko, que está em visita oficial ao Cazaquistão, deu uma entrevista coletiva no Palácio Presidencial Akorda depois da reunião de mais de duas horas com Nazarbayev.

"Apreciamos o compromisso inquebrantável do Cazaquistão sobre o cumprimento das normas internacionais relativas à integridade territorial e das fronteiras", ressaltou Poroshenko.

O presidente ucraniano agradeceu as declarações feitas por Nazarbayev em seu último discurso nas Nações Unidas.

"Em seu discurso na ONU o senhor mencionou o conflito da Ucrânia e sua adesão à posição de integridade territorial", acrescentou Poroshenko.

Em relação ao conflito com a Rússia, o presidente ucraniano mencionou os esforços de Nazarbayev para se conseguir o cessar-fogo.

"O cessar-fogo chegou. As armas permaneceram em silêncio durante duas semanas, e isto dá motivos para um otimismo moderado", afirmou.

"A eliminação de veículos leves, tanques e morteiros começou", concluiu Poroshenko.

O presidente da Ucrânia ainda destacou que "Cazaquistão, Rússia e Ucrânia são membros da Organização Mundial para o Comércio (OMC) e devem cumprir com as obrigações pactuadas". Ele acrescentou que "o Cazaquistão é uma janela para a Ásia para a Ucrânia."

Nazarbayev, durante a entrevista coletiva conjunta, citou uma série de medidas comerciais que serão implementadas.

"O Cazaquistão, disse Nazarbayev, fornecerá carvão às centrais elétricas ucranianas. O tema principal da cooperação entre nossos países é a energia. Estabelecemos um acordo sobre o tipo de carvão cazaque que será entregue às centrais elétricas da Ucrânia e sobre o tratamento das cinzas", disse o presidente cazaque.

Nazarbayev, em relação à provisão de petróleo à Ucrânia, disse que "há um problema, já que os encanamentos atravessam o território russo. No entanto, estamos dispostos a resolvê-lo, com as entregas de produtos derivados do petróleo cazaque à Ucrânia".

"A Ucrânia por sua vez fornecerá turbinas para as centrais elétricas do norte do Cazaquistão", concluiu o presidente do Cazaquistão.

Nazarbayev lembrou que os ucranianos participaram do desenvolvimento das terras virgens no Cazaquistão. "Muitos deles ficaram aqui e se transformaram em cidadãos cazaques", acrescentou o presidente.

Poroshenko também se reuniu em Astana com o primeiro-ministro, Karim Masimov.

Paralelamente a estes encontros políticos está acontecendo o primeiro fórum de negócios cazaque-ucraniano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade