PUBLICIDADE

Europa

Por Jubileu, rainha Elizabeth oferece almoço para monarcas

17 mai 2012 - 14h17
(atualizado às 14h31)
Compartilhar

A rainha Elizabeth celebra nesta sexta-feira seus 60 anos no trono inglês com um almoço no castelo de Windsor envolverá a maior concentração de monarcas atuantes nos últimos dez anos, desde Japão à Suazilândia, mas sem a presença espanhola.

O almoço oferecido pela rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, faz parte das diversas comemorações organizadas durante este ano por causa do Jubileu de Diamantes, que relembra a chegada de Elizabeth II ao trono, em 6 de fevereiro de 1952.

Apesar do Palácio de Buckingham manter a lista de convidados em segredo, por se tratar de um evento privado, a expectativa é que seja a maior reunião de monarcas desde o funeral da Rainha Mãe da Inglaterra em 2002.

Uma das ausências de maior destaque será a da rainha Sofía da Espanha, que não estará em Londres, por causa do Governo espanhol considerar "pouco adequado". No próximo mês, o príncipe Edward, filho mais novo de Elizabeth II, irá ao Penhasco de Gibraltar para celebrar os 60 anos do reinado de sua mãe.

Além dos monarcas europeus, os imperadores do Japão e o rei Mswati III da Suazilândia deverão participar do almoço no castelo de Windsor, nos arredores de Londres. A presença deste rei africano gerou diversas críticas por causa de seu estilo de vida luxuoso, enquanto a população de seu país mal consegue sobreviver.

Também foi contestada a presença do rei Hamad al-Khalifa do Barein, onde o regime impediu duramente as revoltas civis iniciadas desde o ano passado como parte da denominada "Primavera Árabe". Uma porta-voz do Ministério britânico das Relações Exteriores disse nesta quarta-feira que todos os monarcas atuantes foram convidados e que a realização do Jubileu "não é um evento político".

Segundo os meios de comunicação britânicos, a rainha Elisabeth estará acompanhada de seus familiares mais próximos, entre os duques de Cambridge, Willian e Kate, essenciais nos eventos reais desde o casamento em 29 de abril de 2011. Amanhã a noite, o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, oferecerá aos monarcas estrangeiros um banquete no Palácio de Buckingham, também pelo Jubileu.

Como parte das celebrações, nos últimos meses, Elizabeth II e o duque de Edimburgo visitaram várias cidades britânicas, enquanto outros membros da família real britânica viajarão ao exterior representando Elizabeth II.

Os principais festejos ocorrerão em Londres entre 2 e 5 de junho, entre eles um concerto de música pop perante o Palácio de Buckingham e um desfile de centenas de navios pelo rio Tâmisa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade