PUBLICIDADE

Mundo

Político de 39 anos deve se tornar o mais jovem premiê da Itália

Embora a ascensão de Matteo Renzi seja vista como uma ruptura com o passado, ele é tido como inexperiente por ser novo no cenário político

14 fev 2014 - 18h29
(atualizado às 18h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Matteo Renzi discursa durante assembleia do Partido Democrático em dezembro de 2013
Matteo Renzi discursa durante assembleia do Partido Democrático em dezembro de 2013
Foto: Getty Images

O prefeito de Florença, Matteo Renzi, de apenas 39 anos, está perto de se tornar o novo primeiro-ministro da Itália. O país discute a formação de um novo governo após a renúncia de Enrico Letta, atual premiê.

Letta, que estava sob crescente pressão por conta da má situação econômica da Itália, deixa o governo por decisão do próprio partido. O voto de confiança interno foi convocado por Renzi, que também é correligionário do partido Democrático (centro-esquerda), principal força política do país e atualmente a agremiação dominante na coalizão de governo.

Carismático, de estilo informal e autodeclarado "extremamente ambicioso", Renzi foi eleito líder do partido em dezembro de 2013 e nunca foi membro do Parlamento. Agora, com a queda de seu rival Letta, ele é tido como favorito para comandar a Itália.

Sua alta popularidade se deve em grande parte ao seu discurso pedindo a troca de todo o establishment político italiano - amplamente desacreditado pela população, por conta de denúncias de corrupção e ineficiência.

De um lado, a ascensão de Renzi é vista como uma ruptura com o passado e uma necessária renovação geracional na política italiana. De outro, ele é tido como totalmente inexperiente, justamente por ser novo no cenário político.

Além disso, sua ascensão - baseada no discurso de renovação - causa incômodo dentro da ala mais antiga do partido Democrático e de sua coalizão governista, que inclui elementos da centro-direita.

Ornella de Zordo, conselheira de oposição em Florença, argumenta que Renzi não tem cumprido suas promessas em seu breve governo na cidade. "Seu slogan é 'Dito, Feito'. Renzi é muito bom em comunicação, em fazer anúncios. Mas, se você olhar seu histórico, verá que a realidade é diferente", alega.

'Incerteza'

As consultas para a formação de um novo governo, convocadas pelo presidente Giorgio Napolitano, devem ser conduzidas com rapidez para que se chegue a uma "solução eficiente" até sábado, diz comunicado oficial.

Letta ficou apenas dez meses à frente do governo, após formar uma coalizão com a centro-direita em 2013. Sua permanência se tornou insustentável quando seu próprio partido começou pedir a formação de um novo governo, continuando o mandato da atual legislatura (que vai até 2018).

Renzi, por sua vez, argumenta que a troca de premiê tornou-se necessária para pôr fim à "incerteza" na Itália. Ele acusou Letta de inação diante do mau desempenho econômico da Itália, da queda do padrão de vida de muitos italianos e da mais alta taxa de desemprego dos últimos 40 anos no país, bem como por não ter implementado reformas para reduzir a muitas vezes corrupta e custosa burocracia italiana.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade