PUBLICIDADE

Europa

Política da Rússia na Ucrânia 'sairá caro', diz EUA

25 abr 2014 - 00h20
(atualizado às 02h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado americano, John Kerry, lançou uma dura advertência nesta quinta-feira ao governo da Rússia, acusando-o de ignorar os acordos de Genebra firmados na semana passada para pôr fim ao conflito na Ucrânia. "Durante sete dias, a Rússia se negou a avançar o mínimo na direção correta. Nenhuma autoridade russa deu qualquer declaração na televisão da Ucrânia, pedindo aos separatistas que apoiem a trégua, abandonem as armas e saiam dos prédios públicos ucranianos", disse Kerry, em uma inesperada entrevista coletiva.

O secretário de Estado acusou o governo de Moscou de sabotar a democracia ucraniana. "Serei muito claro: se a Rússia continuar nessa direção não será apenas um grave erro, será um erro que lhe custará caro", acrescentou para, em seguida, advertir que Washington "está pronto para agir".

Kerry não descartou novas sanções econômicas contra a Rússia e destacou que as medidas adotadas anteriormente pelos Estados Unidos e por seus aliados provocaram a desconfiança dos investidores. Essa percepção se traduziu, segundo ele, na fuga de US$ 70 bilhões em capital.

Depois de acusar Moscou de continuar instigando operações militares no leste da Ucrânia, Kerry baixou o tom e disse que "se a Rússia decidir ir para uma redução das tensões, a comunidade internacional, todos nós, vamos lhe dar as boas-vindas".

Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade