PUBLICIDADE

Europa

Policiais e ativistas contra casamento gay se enfrentam em Paris

Rojões, garrafas e outros projéteis foram lançados contra os policiais. Os agentes responderam com gás lacrimogêneo

23 abr 2013 - 19h49
(atualizado às 20h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo que se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo enfrentou policiais durante protesto perto da sede do Parlamento da França, em Paris, na noite desta terça-feira. O legislativo francês aprovou uma lei que autoriza o matrimônio igualitário e a adoção por casais homossexuais. Logo após o resultado da votação, os protestos começaram. 

Novos incidentes foram registrados à noite. Por volta de 21h50 (16h50 de Brasília), os organizadores do protesto pediram às cerca de 3.500 pessoas, segundo a polícia, que deixassem "calmamente o local".

Perto de 22h45 (hora local), centenas de pessoas ainda continuavam reunidas na Esplanade des Invalides. Entre 50 e 100 manifestantes provocaram os soldados, que cercavam o acesso a uma rua perto da Assembleia Nacional.

Vários rojões, garrafas e outros projéteis foram lançados nas forças do Batalhão de Choque. Os agentes responderam com gás lacrimogêneo. "Os choques são extremamente violentos", disse uma fonte policial.

Um delegado de polícia foi ferido na cabeça e precisou de atendimento médico. Os jornalistas presentes no local também foram intimidados, física e verbalmente, pelos manifestantes, e um fotógrafo da AFP foi agredido nos confrontos.

Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade